como ser mais produtivo no trabalho

Como ser mais produtivo no trabalho? Quem nunca se pegou literalmente enrolando, ou apenas deixando o tempo passar e quando percebeu precisava correr para entregar o trabalho ou um relatório  em cima da hora?

 

É comum deixarmos as coisas para depois, a gente sempre acha que vai dar tempo, que será rápido, que faz em 10 minutinhos portanto não precisa fazer agora, né verdade?

 

Mas a realidade que esses são sabotadores da nossa produtividade isso faz que seus resultados e rendimentos caiam cada vez mais e de forma que você não perceba, pois são vilões silenciosos.

 

Independentemente de qual seja o seu trabalho, entender como ser mais produtivo  com certeza te fazer ganhar mais, ser mais conhecido e reconhecido como o melhor ou um dos melhores naquilo que faz.

 

Entender e agir de maneira estratégica pode fazer você chegar a níveis nunca antes imaginado. E para te ajudar nessa tarefa separamos 3 passos básicos para que turbinar sua produtividade no trabalho. vamos lá?

 

Como ser mais produtivo no trabalho: Ter Clareza em relação ao que fazer

 

A coisa mais importante sem dúvida é você ter clareza sobre o que você deseja ou sobre o seu objetivo. Imagina que você chega em uma cidade desconhecida, você toma um taxi e ele te pergunta para onde você quer ir, e você responde que não sabe. Duas coisas podem acontecer nesse momento

 

1- O taxista fica dando volta com o você na cidade andando sem rumo apenas por andar. O problema que essa viagem vai ficar cara, você andará por toda a cidade e no final acabará no mesmo ponto onde tomou o taxi, pois você não um ponto de chegada definido.

 

Pode ser que você sinta que sua vida esteja exatamente assim hoje, andando em círculo sem uma definição ou sem chegar a lugar nenhum.

 

2-  O taxista simplesmente vai pedir para que você desça do carro pois se não saber onde vai ou onde quer chegar ele não irá te levar.  E pode ser que você se sinta exatamente assim hoje, completamente parado, estagnado sem conseguir sair lugar.

 

Para ambos os casos é sim completamente possível você tomar a direção e andar na direção certa simplesmente sabendo onde que chegar. Então defina os seus objetivos no seu trabalho, defina os objetivos para você e então poderá chegar longe.

 

Como ser mais produtivo no trabalho: Lista de atividades

Uma vez definido os seus Objetivos ou seja você tem clareza sobre o que é necessário fazer ou resultado que você quer obter, agora  tudo começa a ficar mais fácil.

 

Nesse momento é hora de começar a se organizar para ter um dia ou uma semana maravilhosa e muito produtiva. Liste o que precisa fazer, cada detalhe é importante.

 

Monte sua lista com todas as atividade que acha que fará naquele dia ou na semana pode colocar todas mesmo. depois então faça uma segunda lista extraído da primeira somente os mais importantes, ou por grau de urgência.

 

Tente fazer uma lista com 6 atividades importantes para aquele dia e somente depois de concluir as 6 atividades exatamente na ordem, aí sim você pode fazer novas coisas caso termine com sobra de tempo no seu dia.

 

E pode ser que você pergunte porque 6 atividades  se minha lista tem 50 coisas para eu fazer? Bem se você tem uma lista muito grande e tentar segui-la, as chances de você deixar muita coisas para trás e se ficar frustrado é muito grande, e isso não é o que você quer.

 

Então faça uma lista menor realiza ela aí então se tiver muito tempo sobrando faça as atividades subsequentes ( mais 6 ) assim você começa a treinar o seu cérebro para pequenas vitórias e logo estará comemorando vitórias maiores.

 

Como ser mais produtivo no trabalho: Manter o foco

 

Quando falamos em ser produtivo, de ser uma pessoa realizadora de ter mais resultados, não como não falar de foco. Os principais vilões da produtividade são as distrações e a procrastinação.

 

Claro que acabam se interligando entre sí, mas o fato é que muito fácil você se distrair, um amigo que conta uma coisa engraçada, um pensamento que surge do nada, uma situação que chama sua atenção, enfim convites para distração existe a todo momento, você precisa sim manter a disciplina e se policiar contra essas distorções.

 

Evite situações ou ambientes que te propicie se distrair, tente fazer as coisas que precisa de maneira mais natural e confortável possível, de forma que seu cérebro entenda que o que estar fazendo é legal é bom também assim ele não tentar distrair prestar atenção em coisas que são contraproducente.

 

Agora uma dica especial, não adianta tentar ser um robô 100% focado o tempo todo. você precisa tirar alguns minutos e se permitir se distrair fazer qualquer coisa que seja fora do seu trabalho, isso por mais contra intuitivo que pareça permite você ser muito produtivo e realizado.

 

Seria como se fosse uma recompensa por fica aqueles minutos ou aquelas horas concentrado, assim você equilibra sua energia e volta renovado com mais disposição para fazer melhor e com mais satisfação o seu trabalho.

 

Bem eu espero que essas dicas tenham te ajudado e se te ajudou comente abaixo!

 

forte abraço!

Maicon

MAICON RODRIGUES Consultor Empresarial em Marketing Digital CEO da ESPAÇO MARKETING, Foca sempre no resultados aos clientes e alunos. A frente da ESPAÇO MARKETING vem com objetivo de ajudar pequenas empresas prestadoras de serviços e profissionais liberais a desenvolverem o marketing da sua empresa de forma mais eficaz e efetiva. Aumentando de forma expressiva seus resultados em prospectos, clientes e principalmente faturamento.

Deixe uma resposta

Close Menu